Intercom 2011
ResumoID:DT7-GC.2359-1


Área: DT 7 – GP Geografias da Comunicação

RELAÇÕES ENTRE ACESSO À INFORMAÇÃO E FORMAÇÃO DE CAPITAL SOCIAL EM ÂMBITO REGIONAL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA

Monica Franchi Carniello (Universidade de Taubaté)

Resumo

O capital social consiste na rede de relações duráveis entre indivíduos que permite o alcance de objetivos comuns. No contexto comunicacional contemporâneo, marcado por um sistema de comunicação global estruturado em rede, a formação de redes sociais é potencializada. O objetivo do artigo consiste em propor um instrumento de coleta de dados para verificar a relação entre o tipo de informação acessada, categorizada quanto ao meio e conteúdo e a formação de capital social. A pesquisa caracteriza-se como exploratória quanto aos objetivos, de abordagem qualitativa, com coleta de dados bibliográfica. Como resultado é proposto um questionário a ser aplicado de forma complementar aos instrumentos de coleta de dados existentes para mensuração de capital social de maneira a obter dados para verificar de maneira mais detalhada a relação entre acesso à informação e acúmulo de capital social.


Palavras-chave:  Capital social, Informação, Meios de comunicação