Intercom 2011
ResumoID:DT6-CC.2361-1


Área: DT 6 – GP Comunicação, Ciência, Meio Ambiente e Sociedade

MARKETING AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO DA EMPRESA NATURA

Celia Maria Cassiano (Faculdade Anhanguera de Jundiaí)

Resumo

O artigo analisa as estratégias de Marketing da empresa Natura para construir seu Marketing Verde. Foram utilizadas duas metodologias de pesquisas para a elaboração deste artigo: bibliográfica e documental. Está organizado em três tópicos: o primeiro discute a extração de matérias primas na Amazônia e a relação que a Natura mantém com as comunidades fornecedoras, o segundo analisa a construção do conceito Ekos, os produtos e as propagandas e o terceiro, analisa a política de embalagens e refis. Os dados mostram que as questões socioambientais fazem parte das preocupações da sociedade e, portanto a busca pela sustentabilidade ambiental por parte das organizações é bem vista pelos consumidores. Pesquisadores reconhecem que a Natura ao desenvolver projetos de sustentabilidade conquistou o respeito do consumidor e agregou valor à marca


Palavras-chave:  Marketing Ambiental, Sustentabilidade, produtos ecologicamente corret, Natura Ekos