Intercom 2011
ResumoID:DT2-ME.2362-1


Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Marcas e Estratégias

EXPRESSIVIDADES MARCÁRIAS: MANIFESTO DO ESPÍRITO DO TEMPO E TENDÊNCIAS SOCIOCULTURAIS.

Janiene dos Santos E Silva (Universidade de São Paulo); Bruno Pompeu (Universidade de São Paulo); Silvio Sato (Universidade de São Paulo)

Resumo

A investigação das tendências comportamentais e das suas possíveis manifestações nos cenários de consumo é fundamental para as marcas definirem suas estratégias mercadológicas. Mas, além de constituírem um campo de aplicação para as tendências, a comunicação e as expressividades marcárias também são fundamentais na identificação dos comportamentos emergentes e valores socioculturais em trânsito nas dinâmicas sociais, por manifestarem o zeitgeist ou espírito do tempo, e é este o ponto principal que o presente artigo visa a discutir, o que inevitavelmente traz à tona a discussão sobre o consumo como fomentador de práticas culturais que significam e re-significam o cotidiano das pessoas.


Palavras-chave:  comunicação, expressividades marcárias, tendências, zeitgeist, consumo