Intercom 2011
ResumoID:DT2-ME.2383-1


Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Marcas e Estratégias

NATURA: SENSAÇÕES E EMOÇÕES HUMANIZANDO A IDENTIDADE DA MARCA

Andrea Meneghel Alves (PUC-SP)

Resumo

O presente artigo busca refletir sobre as mudanças ocorridas na sociedade contemporânea e sua influencia na comunicação de marca. Pode-se observar que essas mudanças fizeram com que as marcas adotassem uma identidade humanizada, fazendo uso principalmente das sensações e emoções em suas comunicações e identidade. Utilizando como suporte os conceitos da pós-modernidade dos autores Canevacci (2009, 2008), Bauman (2008, 2001) e Lipovetsky (2007, 2005, 2004) e os conceitos sobre marcas de Aaker (1998, 2000,2007) e de Semprimi (2010), foi realizada uma análise, a partir do mix de identidade proposto por Lencastre e Côrte-Real (2007), da identidade visual da marca institucional Natura, empresa brasileira de cosméticos, com o objetivo de demonstrar a humanização da identidade das marcas.


Palavras-chave:  Natura, marca humanizada, mix de identidade