IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda CORES E FORMAS: EXPLORANDO O POTENCIAL COMUNICATIVO DE UMA MARCA Jairo Rafael Barbosa Braz (Universidade Estadual da Paraíba)
ResumoO artigo tem por objetivo explorar o potencial comunicativo da marca da Prefeitura Municipal de Campina Grande (PB), durante o período de 2005 a 2007, quando da administração do prefeito Veneziano Vital do Rêgo. Verificamos se existe uma relação entre o aspecto visual dessa marca e a imagem do prefeito, como sugere a AIJE dos 4 Vs. Utilizamos o método descritivo e fontes bibliográficas e documentais, além dos conceitos oriundos da análise semiótica. A partir das observações, a pesquisa sugere que a marca analisada possui um grande poder expressivo, capaz de emitir variadas mensagens para um potencial interpretante. Constatamos, ainda, que existe uma clara ligação entre os elementos da marca e os símbolos provenientes do marketing político, que remetem a imagem do administrador público. Palavras-chave: Marca, Semiótica, Marketing |