Área: DT 8 – GP Semiótica da Comunicação IMAGEM-DOCUMENTO:
A SEMIOSE NA IMAGEM-TEMPO DE GILLES DELEUZE
Rafael Wagner dos Santos Costa (UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS)
ResumoGilles Deleuze, influenciado pelas grandes teses do movimento e do tempo de Henri Bergson e pela teoria dos signos de Charles Sanders Peirce, desenvolve uma rica e complexa classificação das imagens cinematográficas (imagens-movimento e imagens-tempo). Este artigo procura evidenciar que, no entanto, é possível promover avanços para além do que foi pensado e publicado por Deleuze, privilegiando, sobretudo, a influência da obra de Peirce. Assim, o presente artigo sugere que o regime da imagem-tempo, formada por imagens-lembrança, imagens-sonho e imagens-cristal, comporte mais um tipo: a imagem-documento, inaugurada e corporificada pelo filme Iracema, uma transa amazônica (1974). Com efeito, a imagem-documento se situaria como uma espécie de secundidade da imagem-cristal, a partir da instauração dos rastros. Palavras-chave: Semiose, Índice, Rastros, Fabulaçao, Imagem-tempo |