Intercom 2011
ResumoID:DT3-CO.2403-1


Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional

O CONHECIMENTO COMO ATIVO DAS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS

Amanda de Cássia Campos Reis Bezerra Filgueira (Faculdade R.SÁ e Universidade Estadual do Piaui /)

Resumo

Este artigo busca ressaltar a importância do conhecimento na contemporaneidade concebendo-o como um ativo corporativo indispensável no âmbito organizacional. Apresenta resultados de uma pesquisa bibliográfica baseada nas idéias de autores como Figueiredo (2005), Zabot e Silva (2002), Goulart (2008) e outros. A gestão do conhecimento é uma prática essencial nas organizações, pois incentiva a criatividade e inovação dos colaboradores, otimizando a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. As organizações que focalizam o capital intelectual criam condições eficientes e eficazes, para atingirem seus objetivos, daí a necessidade da presença dos profissionais das Relações Públicas para harmonizar os relacionamentos nas instituições tornando o ambiente organizacional propício para a aquisição e disseminação do conhecimento.


Palavras-chave:  Organizações, Gestão do Conhecimento, Relações Públicas