Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT7.2412-1


IJ: Intercom Júnior – Comunicação, Espaço e Cidadania

OS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DE ESMERALDAS MINAS GERAIS E SUA RELAÇÃO COM OS RESÍDUOS PUBLICITÁRIOS

Wanderson Claudio da Silva (Faculdade Promove/Minas Gerais); Janaina Quenia S. Lacorte (Faculdade Promove/Minas Gerais)

Resumo

Nos últimos anos, os jornais têm noticiado um relativo crescimento econômico. Porém, esse crescimento não tem atingido todas as camadas da sociedade, uma vez que a discrepância social continua evidenciada . Baseados nisso, observamos um grupo excluído da sociedade de consumo, os catadores de materiais recicláveis da cidade de Esmeraldas/MG e analisamos o seu comportamento diante de um mundo capitalista. Pesquisamos a relação dessas pessoas com a publicidade, mesmo em sua forma residual, ou seja, o material publicitário que vai para o lixo causa impacto nos catadores ou não?


Palavras-chave:  Publicidade, Propaganda, Consumo, Exclusão social, Invisibilidade social