Intercom 2011
ResumoID:DT2-EL.2418-1


Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Epistemologia e Linguagem

CONSUMO: GRITO PELAS GRADES DA GRADUAÇÃO

Bruno Pompeu Marques Filho (Escola de Comunicações e Artes); Silvio Koiti Sato (Escola de Comunicações e Artes); Janiene Santos Silva (Escola de Comunicações e Artes)

Resumo

Este texto tem como principal propósito defender a ideia da presença e propor uma reflexão acerca da ausência do assunto consumo nas grades curriculares dos cursos de graduação de publicidade. Sua primeira parte é dedicada a um breve panorama sobre como estão essas grades atualmente e, para tanto, foram levantadas as grades de algumas importantes instituições de São Paulo. Na sequência, passa-se a discutir e comentar a centralidade e a relevância que o tema do consumo vem adquirindo nos dias de hoje dentro do campo da Comunicação. Por fim, o trabalho propõe a inclusão do tema consumo regularmente nas grades curriculares de graduação em Publicidade como possibilidade de elemento articulador entre as disciplinas técnicas e as teóricas.


Palavras-chave:  consumo, ensino, publicidade, graduação, grade curricular