Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Epistemologia e Linguagem CONSUMO: GRITO PELAS GRADES DA GRADUAÇÃO Bruno Pompeu Marques Filho (Escola de Comunicações e Artes); Silvio Koiti Sato (Escola de Comunicações e Artes); Janiene Santos Silva (Escola de Comunicações e Artes)
ResumoEste texto tem como principal propósito defender a ideia da presença e propor uma reflexão acerca da ausência do assunto consumo nas grades curriculares dos cursos de graduação de publicidade. Sua primeira parte é dedicada a um breve panorama sobre como estão essas grades atualmente e, para tanto, foram levantadas as grades de algumas importantes instituições de São Paulo. Na sequência, passa-se a discutir e comentar a centralidade e a relevância que o tema do consumo vem adquirindo nos dias de hoje dentro do campo da Comunicação. Por fim, o trabalho propõe a inclusão do tema consumo regularmente nas grades curriculares de graduação em Publicidade como possibilidade de elemento articulador entre as disciplinas técnicas e as teóricas. Palavras-chave: consumo, ensino, publicidade, graduação, grade curricular |