Intercom 2011
ResumoID:DT2-ME.2423-1


Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Marcas e Estratégias

O DISCURSO MULTIMODAL DAS MARCAS MUTANTES

Elizete de Azevedo Kreutz (Univates)

Resumo

As Marcas Mutantes estão sendo estudadas desde 2000, no princípio enquanto identidade visual corporativa e, nos últimos anos, enquanto comportamento de marca. Para isso, foi necessário ampliar as pesquisas do campo do design gráfico ao discurso multimodal da marca. Com base na Hermenêutica de Profundidade (THOMPSON, 1995), ancorada pelo Discurso Multimodal da Marca (SILVESTRE et al 2009), o presente artigo busca refletir sobre o Discurso Multimodal das Marcas Mutantes, posto que estas são tendências nas estratégias comunicacionais e de branding, a partir de pesquisas comparativas de algumas marcas dos mercados brasileiro e chileno. Esperamos que este estudo possa contribuir para a compreensão dos comportamentos de marcas não convencionais que buscam adaptar-se ao atual contexto sócio-histórico.


Palavras-chave:  Marca Mutante, Estratégias Comunicacionais, Branding, Discurso Multimodal