Área: DT 8 - GP Comunicação, Turismo e Hospitalidade PLANEJAMENTO DE MARKETING TERRITORIAL: A CONSTRUÇÃO DE IMAGEM E REPUTAÇÃO DE MARCAS TERRITORIAIS Patricia Cerqueira Reis (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
ResumoA análise do conceito de marketing territorial sugere que suas estratégias devam estar fortemente ancoradas nos aspectos sociais, culturais, ambientais, econômicos e políticos do território em questão e no perfil dos públicos que estão inseridos nas cadeias produtivas locais. Tal questão leva à necessidade de modelos de marketing territorial que comportem tais singularidades para a construção de imagem e reputação de marcas territoriais. Esse trabalho se propõe a apresentar os primeiros resultados de uma pesquisa sobre o tema que está sendo realizada para a ESPM . A região da Ilha Grande – RJ foi escolhida para o estudo por se tratar de uma amostra relativamente reduzida e controlável. Considera-se que a partir de um modelo reduzido seja possível desenvolver proposições para modelos maiores e cadeias produtivas mais complexas. Palavras-chave: marketing, território, comunicação, reputação, turismo |