Intercom 2011
ResumoID:DT1-JI.2433-1


Área: DT 1 – GP Jornalismo Impresso

PARA CADA LEITOR, UMA GRIPE SOB MEDIDA: CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE A EPIDEMIA DE INFLUENZA H1N1 EM 2009 NOS JORNAIS O GLOBO, EXTRA E EXPRESSO

Tania Regina Neves da Silva (Fundação Oswaldo Cruz)

Resumo

A epidemia de Influenza H1N1, que eclodiu no México em março de 2009 e nos meses seguintes espalhou-se pelo mundo, ganhou corpo na imprensa brasileira como um dos mais importantes fenômenos midiáticos sobre um tema de saúde dos últimos tempos, numa cobertura jornalística que se estendeu por mais de quatro meses consecutivos. A fim de observar como foram construídos os sentidos sobre aquela epidemia no Rio de Janeiro – onde uma mesma empresa de mídia controla 69% do mercado de jornais, com três títulos voltados para públicos diferentes – este trabalho analisa a cobertura do dia em que foram noticiados os primeiros casos suspeitos da doença no país, comparando os discursos produzidos pelos jornais O Globo, Extra e Expresso da Informação.


Palavras-chave:  H1N1, mídia, discursos, produção de sentidos