Intercom 2011
ResumoID:DT2-EL.2434-1


Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Epistemologia e Linguagem

O ENSINO DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA E A SUA RELAÇÃO COM O MERCADO PUBLICITÁRIO

Fabio Hansen (Escola Superior de Propaganda e Marketing)

Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o ensino da criação publicitária na perspectiva teórica da linguagem, a partir da análise de discurso. Nossa intenção incide em examinar como o mundo profissional se insere na prática docente e dinâmica de sala aula, em disciplinas da área de criação publicitária. O objetivo deste artigo é analisar de que modo o discurso publicitário é construído na prática acadêmica da sala de aula. Para cumprir tal objetivo, recortamos sequências discursivas produzidas a partir da gravação de aulas das disciplinas de direção de arte e redação publicitária na Universidade de Santa Cruz do Sul. Assim, evidenciamos o funcionamento discursivo do mercado publicitário como subsídio ao ensino de criação publicitária.


Palavras-chave:  ensino, criação publicitária, mercado publicitário, discurso pedagógico