Intercom 2011
ResumoID:DT2-PP.2435-1


Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Propaganda Política

MARKETING POLÍTICO E AS ELEIÇÕES PROPORCIONAIS: UMA ANÁLISE DO CUSTO DO VOTO EM UMA ELEIÇÃO PROPORCIONAL PARA A VEREANÇA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP

Margarete Salles Iwanikow (UMESP)

Resumo

As eleições às Câmaras Municipais é a principal forma utilizada pelos políticos para iniciarem sua vida política eletiva, entretanto como essas eleições ocorrem junto com as eleições para Prefeituras Municipais, elas acabam tendo pouco destaque da mídia e do meio acadêmico. Pretende se com esta pesquisa verificar algumas características acerca na candidatura às Câmaras Municipais realizando o levantamento de custos da campanha dos vereadores eleitos em São José dos Campos e realizando a análise com o número de votos alcançados por cada um deles, tentando traçar um “custo do voto” como um dos fatores de planejamento de campanha.


Palavras-chave:  campanha política, voto, eleições, marketing político, comunicação política