Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT5.2437-1


IJ: Intercom Júnior - Comunicação Multimídia

O CASO AREZZO E A MOBILIZAÇÃO NAS REDES SOCIAIS

Francisca Mariana Alves Guimarães (Universidade Federal do Piauí); Ana Isabel Freire Monteiro dos Santos Marinho (Universidade Federal do Piauí)

Resumo

Este artigo tem por objetivo abordar a questão das mobilizações sociais que acontecem nas redes sociais. Essas mobilizações ganham uma amplitude quando acontecem nos meios virtuais de comunicação, especialmente no tocante à reputação de pessoas ou marcas. Como objeto de estudo foi escolhido o “Caso Arezzo” e os desdobramentos da campanha PeleMania, que recebeu inúmeras críticas em páginas do Facebook e do Twitter, fato que ocasionou a remoção dos produtos feitos com peles de animais das lojas da marca no Brasil. Para fins de análise, foram observadas as páginas do Facebook e Twitter da marca Arezzo, bem como as páginas de boicote à campanha. Usaremos as contribuições de Rheingold (2002), Barreto(2011), Fernandes(2004), Recuero(2008) entre outros, para entendermos as questões referentes a mobilização social e as redes sociais.


Palavras-chave:  Mídias sociais, Arezzo, PeleMania, Mobilização social, redes sociais