Intercom 2011
ResumoID:DT4-CI.2438-1


DT4: DT 4 - Cinema

CONCEPÇÕES ARTÍSTICAS DE GUEL ARRAES NA CONSTRUÇÃO DA TRILHA SONORA E DO NORDESTE NO FILME LISBELA E O PRISIONEIRO

Afonso Manoel da Silva Barbosa (Universidade Federal da Paraíba)

Resumo

O presente artigo pretende analisar a maneira como o diretor pernambucano Guel Arraes desenvolve a construção do real no filme Lisbela e o prisioneiro, destacando a produção de sentidos empreendida na obra a partir da trilha sonora e da estruturação metonímica do Nordeste brasileiro, dentro do texto fílmico. Objetivamos ainda observar como se desenvolve a subjetividade do diretor diante das escolhas estéticas exploradas no filme (FIGUEIRÔA e FECHINE, 2008), investigando os elementos artísticos da linguagem cinematográfica (BRITO, 1995; GAUDREAULT e JOST, 2009), sem deixar de lado o seu contexto de produção (CANDIDO, 1980; BRAGA, 2001; PINTO, 2002).


Palavras-chave:  Cinema, Guel Arraes, produção de sentido