Intercom 2011
ResumoID:DT7-MC.2446-1


Área: DT 7 – GP Mídia, Cultura e Tecnologias Digitais na América Latina

AS INTERFACES COMUNICATIVAS NA IGREJA CATÓLICA: ANÁLISE SOBRE A ATUAÇÃO DE JORNALISTAS NAS (ARQUI)DIOCESES BRASILEIRAS

Paulo Vitor Giraldi Pires (Universidade Estadual Paulista); Maria Cristina Gobbi (Universidade Estadual Paulista)

Resumo

As mudanças nas formas institucionais da religião levam à necessidade de uso dos meios de comunicação de massa como estratégia e forma de existência. Ao mesmo tempo, a mídia gera novas demandas de trabalho. Nesta perspectiva, a Igreja Católica tem sido vista, como um novo campo para atuação de profissionais de comunicação. Este artigo busca constatar o aumento na contratação de jornalistas nas (Arqui)Dioceses da Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil. Este é um estudo de caso analítico sobre as políticas de comunicação definidas pela Igreja Católica no que diz respeito a profissionalização do seu processo comunicacional. Para esta pesquisa, utilizamos a teoria da comunicação de Laswell (1948) e das contribuições posteriores de Shannon e Weaver (1949) e, como metodologia, a análise quantitativa e qualitativa.


Palavras-chave:  Comunicação, CNBB, Jornalistas, Arquidioceses, Igreja Católica