Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT2.2449-1


IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda

O RAP BRASILEIRO E A VISIBILIDADE MIDIÁTICA

Antonio Carlos Silva Benvindo (Faculdades Promove)

Resumo

Este artigo tem o intuito de analisar o processo de apropriação do movimento cultural tipicamente periférico, pelos meios de comunicação de massa. O movimento Rap difunde, atualmente, um processo amplo de significação e ressignificação cultural. Inserido num contexto das grandes cidades, o Rap se propagou aliado a ferramentas tipicamente dos meios de comunicação de massa. Através de análise de determinados marcos midiáticos que deram visibilidade ao movimento e como foi interpretado pela sociedade de forma geral. A partir desse objetivo, faz-se necessário analisar sua relação complexa com os meios de comunicação de massa. Assim iremos pesquisar através do grupo focal, como os apreciadores avaliam essa visibilidade midiática e quais as situações proporcionaram tal atenção da mídia.


Palavras-chave:  cultura marginal, cultura popular, visibilidade midiática, movimento cultural