Intercom 2011
ResumoID:DT4-TV.2460-1


Área: DT 4 - Televisão e Vídeo

APLICAÇÕES DIGITAIS INTERATIVAS: UM NOVO CAMINHO PARA O TEXTO NO VÍDEO

Pollyanna Wanderley do Rêgo Barros Melo (Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

Com a implantação da TV digital, ainda que de forma tímida, as aplicações interativas passam a ser uma realidade na televisão brasileira. Através das propriedades de hipertexto que elas assumem, o telespectador é capaz de navegar pelos mais diversos conteúdos televisivos. Observando a produção televisual analógica somada às experiências interativas no meio digital, essa pesquisa pretende apontar alguns caminhos que o texto deverá seguir no vídeo, levando em consideração sua nova propriedade interativa e usabilidade. No momento em que a audiência televisiva encontra-se cada vez mais fragmentada, as aplicações interativas textuais poderão ser uma alternativa simples para fazer com que o telespectador/usuário passe mais tempo em contato com o programa.


Palavras-chave:  televisão digital, linguagem, aplicações digitais, interatividade, texto televisivo