IJ: Intercom Júnior – Comunicação, Espaço e Cidadania OS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DE ESMERALDAS MINAS GERAIS E SUA RELAÇÃO COM OS RESÍDUOS PUBLICITÁRIOS Janaina Quenia da Silva Lacorte (Faculdade Promove Minas Gerais); Wanderson Cláudio da Silva (Faculdade Promove Minas Gerais)
ResumoNos últimos anos, os jornais têm noticiado um relativo crescimento econômico. Porém, esse crescimento não tem atingido todas as camadas da sociedade, uma vez que a discrepância social continua evidenciada1. Baseados nisso, observamos um grupo excluído da sociedade de consumo, os catadores de materiais recicláveis da cidade de Esmeraldas/MG e analisamos o seu comportamento diante de um mundo capitalista. Pesquisamos a relação dessas pessoas com a publicidade, mesmo em sua forma residual, ou seja, o material publicitário que vai para o lixo causa impacto nos catadores ou não? Palavras-chave: Publicidade e Propaganda, Consumo, Exclusão social, Invisibilidade social |