Intercom 2011
ResumoID:DT2-ME.2471-1


Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Marcas e Estratégias

O CONSUMO, O GOSTO, A PONTE E A CERCA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE GOSTO E REFERÊNCIAS ESTÉTICAS EM PROPAGANDAS DIRIGIDAS À BAIXA RENDA

Jôse Rocha Fogaça Martins (Universidade de São Paulo)

Resumo

Desde a última década, o mercado emergente de baixa renda tem atraído a atenção de marcas e empresas, por seu grande potencial e pela ausência de conhecimento sobre essa parcela da população. A entrada desse contingente no mundo do consumo trouxe transformações de todas as ordens para diversos setores da sociedade e novos desafios e questionamentos para as marcas e para a publicidade. Este trabalho reflete sobre este fenômeno, dando foco à questão das particularidades culturais e da existência de demandas específicas desse mercado, especialmente no tocante às propagandas destinadas a esse público. O percurso inicia com a discussão do consumo como elemento definidor do pertencimento social, passa pelo tema do gosto estético de classes e termina com um exercício exploratório de análise de propagandas. Criam-se, nesse decorrer, os conceitos de consumo de inserção e consumo de ascensão.


Palavras-chave:  baixa renda, consumo, gosto, propaganda, classe social