Intercom 2011
ResumoID:DT2-EL.2474-1


Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Epistemologia e Linguagem

EFEITOS DE “DESVIO” NO DISCURSO E ESTRATÉGIA DA PROPAGANDA EM TRÊS EXEMPLOS EM ANÁLISE: TIM, OMO E CET.

Renato Lacastagneratte de Figueiredo (Escola de Comunicações e Artes USP)

Resumo

Este artigo apresenta a hipótese dos Efeitos Secundários na Publicidade através de três exemplos retirados de aspectos da comunicação de marcas. Acredita-se que a Propaganda apresente uma lógica própria na recepção de suas mensagens, na qual muitos elementos “secundários” a sua mensagem central poderiam ter papel importante em sua eficácia. Em Tim aponta-se a “lógica de leitura do texto como imagem” através da terminologia Peirceana. Em Omo, apresenta-se o contraponto ao Efeito Secundário, mostrando como o slogan “Porque se sujar faz bem” pode apresentar um “Conteúdo Expressivo” para o receptor. Já em “CET” expõe-se como uma estratégia sujeita a falhas pode, devido aos Efeitos Secundários, resultar numa campanha ainda eficiente.


Palavras-chave:  Propaganda e Publicidade, Recepção, Discurso Publicitário, Semiótica, Cognição