IJ: Intercom Júnior - Comunicação Audiovisual A TV PÚBLICA BRASILEIRA E A QUESTÃO DA SUSTENTABILIDADE: O CASO DO REALITY SHOW ECOPRÁTICO DA TV CULTURA Jessica Gonçalves de Andrade (Universidade Federal de Sergipe); Jean Fábio Borba Cerqueira (Universidade Federal de Sergipe)
ResumoO presente artigo apresenta uma compreensão da inserção das perspectivas da sustentabilidade na programação televisiva veiculada pela TV pública brasileira, empreendendo, particularmente, uma análise do Reality Show ECOPRÁTICO (veiculado pela TV Cultura) e de seu discurso para a promoção de uma cultura moldada na perspectiva do Desenvolvimento Sustentável. Desta forma, o principal objetivo é compreender a relação entre o ECOPRÁTICO e a promoção da sustentabilidade, identificando um diagnóstico sobre os temas, as problemáticas e abordagens realizadas em seus episódios, além de verificar os aspectos didático-pedagógicos relacionados ao estímulo de um protagonismo junto aos telespectadores. Palavras-chave: televisão, comunicação ambiental, sustentabilidade, Meio Ambiente, ECOPRÁTICO |