Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Marcas e Estratégias MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DA PROPAGANDA: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS PARA A ELABORAÇÃO DE UM NOVO MODELO Luís Roberto Rossi Del Carratore (Universidade Federal do Rio Grande do Norte); Lucimara Rett (Universidade Federal do Rio Grande do Norte); Lilian Carla Muneiro (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
ResumoNeste estudo, o interesse se volta para os elementos estruturais indispensáveis dos modelos de mensuração da eficácia publicitária. É oportuno, no entanto, apontar quais são os indicadores constituintes dos modelos atuais, bem como o peso ou importância relativa de seus parâmetros. A partir de então, o artigo se propõe a comparar e discutir tais indicadores e modelos, assumindo como método a pesquisa documental por meio da revisão bibliográfica sobre o tema, analisando aspectos de funcionalidade e atualidade destes modelos no atual contexto da comunicação mercadológica. Da articulação entre o referencial teórico e as questões práticas e metodológicas, resultam as bases que fundamentam e justificam a proposição de um novo modelo, cuja estrutura e essência se assentam na perspectiva da contribuição da comunicação na construção da marca. Palavras-chave: Comunicação, Publicidade, Propaganda, Mensuração, Marca |