Intercom 2011
ResumoID:DT5-CI.2510-1


Área: DT 5 - GP Cibercultura

MONITORAMENTO EM REDES SOCIAIS E A SUBJETIVIDADE

Missila Loures Cardozo (Universidade Municipal de São Caetano do Sul)

Resumo

Trata-se de uma pesquisa exploratória sobre o monitoramento em redes sociais sobre instituições acadêmicas, públicas ou privadas. A questão central foi compreender como se da o monitoramento do que é falado a cerca de uma instituição nas mais variadas redes sociais, de forma a ter um panorama de como estas são vistas por sua audiência. Este estudo preliminar foi desenvolvido através de pesquisa documental sobre monitoramento e pesquisa exploratória, com base em artigos publicados sobre redes sociais na Internet. A principal constatação é de que o monitoramento pode até ser eficiente, mas a questão da subjetividade não será alvo de qualquer monitoramento e se torna fonte da real informação acerca de instituição e sobre a relação dos seus públicos com a mesma.


Palavras-chave:  Redes Sociais, Monitoramento, Mensuração, Subjetividade, Comunicação