Área: DT 8 – GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura JN NO AR: ESTUDO DO TELEJORNALISMO DA TV GLOBO SOB A
ÓTICA DA ECONOMIA POLÍTICA DO JORNALISMO Jacqueline Lima Dourado (Universidade Federal do Piauí); Renan da Silva Marques (Universidade Federal do Piauí)
ResumoO artigo busca trata do telejornalismo da Rede Globo de Televisão e seu posicionamento perante a nova configuração capitalista das indústrias culturais, na atual Fase da Multiplicidade da Oferta. O trabalho filia-se ao eixo epistemológico da Economia Política do Jornalismo, para procurar identificar elementos teóricos inerentes à produção, distribuição e consumo de produtos televisivos. A pesquisa analisou vinte e sete reportagens do projeto “JN no Ar”, apresentado no Jornal Nacional durante as cinco semanas que antecederam o primeiro turno das eleições presidenciais de 2010. O artigo utilizou pesquisa bibliográfica e o método analítico-descritivo nas matérias apresentadas pelo projeto da emissora. Palavras-chave: Telejornalismo, Economia Política do Jornalism, JN no Ar, Fase da Multiplicidade da ofer |