Intercom 2011
ResumoID:DT8-EP.2532-1


Área: DT 8 – GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura

JN NO AR: ESTUDO DO TELEJORNALISMO DA TV GLOBO SOB A ÓTICA DA ECONOMIA POLÍTICA DO JORNALISMO

Jacqueline Lima Dourado (Universidade Federal do Piauí); Renan da Silva Marques (Universidade Federal do Piauí)

Resumo

O artigo busca trata do telejornalismo da Rede Globo de Televisão e seu posicionamento perante a nova configuração capitalista das indústrias culturais, na atual Fase da Multiplicidade da Oferta. O trabalho filia-se ao eixo epistemológico da Economia Política do Jornalismo, para procurar identificar elementos teóricos inerentes à produção, distribuição e consumo de produtos televisivos. A pesquisa analisou vinte e sete reportagens do projeto “JN no Ar”, apresentado no Jornal Nacional durante as cinco semanas que antecederam o primeiro turno das eleições presidenciais de 2010. O artigo utilizou pesquisa bibliográfica e o método analítico-descritivo nas matérias apresentadas pelo projeto da emissora.


Palavras-chave:  Telejornalismo, Economia Política do Jornalism, JN no Ar, Fase da Multiplicidade da ofer