Intercom 2011
ResumoID:DT5-CD.2542-1


Área: DT 5 – GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas

GESTALT APLICADA AO MOTION GRAPHICS: UM ESTUDO DA LINGUAGEM VISUAL E PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS DIGITAIS

Deivi Eduardo Oliari (UNIASSELVI)

Resumo

Tendo em mente a importância de conhecer a forma como as pessoas vêem para que se possa transmitir a mensagem pretendida da melhor forma possível, este artigo apresentará os princípios básicos da Gestalt, que obteve os melhores resultados nessa área. Posteriormente será analisado como esses princípios se comportam sobre o motion graphics, uma forma de design carente de estudos. Uma mensagem visual que tem total capacidade de transmitir aquilo que lhe é pretendido é algo que vai muito além de conhecer as ferramentas e o perfil do público receptor. É preciso saber como ele vê, qual a íntima relação entre a sua visão e aquilo que está sendo visto, ou seja, a relação sujeito-objeto.


Palavras-chave:  Comunicação, Gestalt, Motion Graphics, Conteúdos Digitais, Percepção