Intercom 2011
ResumoID:DT3-CO.2550-1


Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional

ASPECTOS PRÁTICOS E METODOLÓGICOS DA PESQUISA EM RELAÇÕES PÚBLICAS: DA COLETA A ANÁLISE DE DADOS VIA INTERNET

Josilene Ribeiro de Oliveira (UNIVERDIDADE FEDERAL DA PARAIBA); Jamile Miriã Fernandes Paiva (Universidade Federal da Paraíba)

Resumo

Este estudo discute a pesquisa online e sua contribuição às Relações Públicas, a partir do estudo dos aplicativos: Google docs e Sua pesquisa, que disponibilizam ferramentas gratuitas para desenvolvimento de instrumentos, coleta, tabulação e análise de dados via Internet. Adotando o método hipotético-dedutivo, a metodologia compreende três etapas: pesquisa exploratória, para reconhecimento das ferramentas disponíveis e suas características; pesquisa empírica, quando utilizamos e testamos as ferramentas selecionadas; análise dedutiva, quando tiramos conclusões a luz das hipóteses elencadas. Os resultados da pesquisa mostram a relação entre os softwares, suas vantagens e desvantagens para uso em pesquisas de opinião, considerando-se os objetivos e as técnicas de relações públicas.


Palavras-chave:  pesquisa de opinião, pesquisa online, aplicativos web, relações públicas