IJ: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação SANDY NÃO É DEVASSA E DAÍ? - UMA ANÁLISE DO DISCURSO PUBLICITÁRIO DA CERVEJA DEVASSA Romário Maxswell Firmino de Paiva (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA); Josilene Ribeiro de Oliveira (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARA)
ResumoA campanha publicitária da cerveja Devassa pegou carona na imagem da cantora Sandy Leah e a adotou como garota propaganda, buscando posicionar a marca e diferenciar-se ao dirigir-se ao público feminino. Adotando o método da análise do discurso, o presente artigo apresenta um estudo exploratório sobre a campanha publicitária da cervejaria Schincariol. Os resultados apontam que a busca por uma nova identidade, tanto por parte da cerveja como por parte da artista, alinharam-se e foram exitosas enquanto estratégia de chamar atenção da mídia e da opinião pública. Apesar disso, a campanha não convence o público e reproduz estereótipos e preconceitos sobre a mulher. Palavras-chave: campanha publicitária, mulher, estereótipos, Cerveja Devassa, Análise do discurso |