Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT2.2567-1


IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda

BRASIL, O PAÍS DO FUTEBOL

Ana Carolina Gubitose Angelotti (Pontifícia Universidade Católica de Campinas); Juliano Cotan Brandão (Pontifícia Universidade Católica de Campinas)

Resumo

Tem como ponto de partida a ideia de que o Brasil é o País do Futebol, baseado na força da mídia televisiva e da influência da Ditadura Militar. Analisa que o futebol perdeu sua essência originária, como esporte, e acabou tornando-se uma crença; um modo de vida. Revela como o futebol foi fortemente utilizado como objeto catártico para a legitimação do poder, quando a parceria entre o governo ditatorial e a Rede Globo baseava-se em troca de interesses. Utiliza como objeto de pesquisa os estudantes dos cursos de Comunicação Social da PUC-Campinas, com o propósito de avaliar como os futuros profissionais de comunicação pensam sobre o futebol na mídia. Realiza a pesquisa quantitativa através de questionários e analisa a partir da visão empírica. Conclui que a mente das pessoas recebe as impressões do mundo externo, e que essas impressões possuem forte impacto na experiência vivenciada.


Palavras-chave:  futebol, objeto catártico, Ditadura Militar, Rede Globo