Intercom 2011
ResumoID:DT3-CO.2568-1


Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional

AS REDES DE COMUNICAÇÃO E O EMPODERAMENTO DO CONSUMIDOR ATUAL NAS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS

Viviane Fushimi Velloso (Universidade de Taubaté); Flávia Cristina Martins Mendes (Universidade de São Paulo)

Resumo

Diante das alterações constantes e ágeis da sociedade a partir da revolução tecnológica do final do século XX, as organizações vêm revendo suas práticas de comunicação. O presente artigo apresenta uma reflexão sobre as redes tecnológicas e a comunicação nas organizações. Tendo como principal objeto da ser observado o público consumidor, em virtude da significativa relevância da internet para a comunicação entre empresa e públicos. Com um levantamento bibliográfico sobre comunicação, consumidor e as influências que este sofre na atualidade, foram possíveis destacar o empoderamento do público como peça significativa para as discussões sobre a comunicação organizacional frente às novas tecnologias. Assim sendo, cria-se um ambiente organizacional virtual que deve ser capaz de Construir um cenário de credibilidade e confiança e de forma a reafirmar sua reputação da organização.


Palavras-chave:  Comunicação digital, Consumidor, Empoderamento, Organizações