Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT6.2576-1


IJ: Intercom Júnior – Interfaces Comunicacionais

QUANDO O FUTEBOL ESTÁ NA TV: UMA ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DO TELESPECTADOR ATRAVÉS DO PROGRAMA BATE-BOLA

Pedro Paula de Oliveira Vasconcelos (Universidade Federal do Ceará); José Riverson Araújo Cysne Rios (Universidade Federal do Ceará)

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a participação dos telespectadores durante o programa Bate-Bola, veiculado pelo canal de TV por assinatura ESPN Brasil. Para tanto, partimos do pressuposto de que o público participa das discussões sobre esse esporte, através de opiniões e análises. Corrobora essa conjectura o fato de que o futebol tem uma trajetória mais que secular na sociedade brasileira, sendo o esporte número 1 no país e no mundo. Com esse entendimento, buscamos analisar como os telespectadores, através das estratégias montadas pela ESPN Brasil, participam do Bate-Bola e como essa interação se reflete no decorrer do programa.


Palavras-chave:  participação, futebol, televisão, programa Bate-Bola