Intercom 2011
ResumoID:DT8-FK.2587-1


Área: DT 8 - Folkcomunicação

FOLKCOMUNICAÇÃO NOS PONTOS DE CULTURA: APROXIMAÇÃO DE CONCEITOS E EXPERIÊNCIAS.

Júnia Mara Dias Martins (Universidade Federal da Paraíba); Waldelio Pinheiro do Nascimento Júnior (Universidade Federal da Paraíba)

Resumo

O estudo estabelece aproximações entre as experiências folkcomunicacionais e os Pontos de Cultura, projeto do Programa Cultura Viva (Ministério da Cultura). Um Ponto de Cultura consuma-se como espaço de formação e amplificação dos valores sócio-culturais populares, estimulados por meio da gestão compartilhada entre governo e sociedade civil. Assim como a Folkcomunicação, é radicado nas expressões da cultura popular produzidas por grupos à margem da grande mídia, os quais instituem suas próprias formas de comunicação, normalmente sob a mediação de um líder comunitário. Na construção dos dois conceitos aqui entrelaçados, esta pesquisa exploratória, de base qualitativa, é alicerçada nos estudos de Nestór Canclini, Luiz Beltrão, José Marques de Melo e Célio Turino.


Palavras-chave:  Folkcomunicação, Ponto de Cultura, Alteridade, Cultura Popular