Intercom 2011
ResumoID:DT7-CR.2590-1


Área: DT 7 – GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local

O PENSAMENTO COMUNICACIONAL ALAGOANO: ETAPAS METODOLÓGICAS DE UMA CARTOGRAFIA

Rossana Viana Gaia (Instituto Federal de Alagoas-Maceió)

Resumo

Os estudos sobre personagens e instituições que fizeram e fazem a comunicação brasileira já apresenta uma série de sistematizações consistentes, no entanto ainda requer novas investigações que indiquem maior diversidade nos aspectos regionais e estaduais. O projeto de pesquisa PENSA-COM/AL: O Pensamento comunicacional alagoano foi idealizado com o propósito de somar-se aos estudos já existentes no campo, a partir de uma metodologia que inclui levantamento bibliográfico, entrevistas e sistematização dos dados da fortuna crítica identificada. A pesquisa será executada ao longo de três anos e apresenta, na sua primeira etapa, indicativos relevantes sobre a ação de jornalistas, relações públicas, radialistas e outras personalidades exponenciais que contribuíram para a formação do campo em Alagoas.


Palavras-chave:  história, comunicação, Alagoas