Intercom 2011
ResumoID:DT6-CD.2617-1


Área: DT 6 – GP Comunicação e Educação

ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DE ESPAÇOS COLABORATIVOS DE APRENDIZAGEM

Bruno Gâmbaro Pereira (Universidade Estadual de Campinas); Nadir Rodrigues Pereira (Universidade Estadual de Campinas); Tercia Zavaglia Torres (Embrapa Informática Agropecuária)

Resumo

A troca de informações e conhecimentos propulsionada pelos avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) embasa mudanças culturais que impactam em todas as esferas da sociedade. Na educação as TIC favorecem a criação de espaços colaborativos de aprendizagem que privilegiam uma comunicação dinâmica e interativa entre os professores e os alunos. Este artigo, de caráter conceitual, parte da perspectiva educomunicativa para propor um modelo de organização pedagógica de espaços colaborativos de aprendizagem no âmbito educacional. A adoção de um modelo que oriente a forma como os conteúdos devem estar dispostos contribuirá para tornar estes ambientes mais eficientes tanto no que se refere à dinâmica de apresentação e integração dos conteúdos quanto às interações pessoais que ocorrerão a partir deles e que são fundamentais para potencializar as aprendizagens.


Palavras-chave:  espaços colaborativos, ambientes virtuais de aprendiz, organização pedagógica, TIC