IJ: Intercom Júnior - Comunicação Audiovisual O CINEMA E OS FILMES INFANTIS NA INSERÇÃO DE VALORES: O USO DO FILME COMO TREINAR O SEU DRAGÃO NA EXPLORAÇÃO DO TEMA DIVERSIDADE E PRECONCEITO
Amanda Poletto (Escola de Artes Ciências e Humanidades); Luís Paulo de Carvalho Piassi (Escola de Artes Ciências e Humanidades)
ResumoEste estudo volta-se para a análise crítica do filme como treinar o seu dragão sobre os dois eixos biológico e social (identidade) no qual a temática da diversidade proposta se enquadra. O suporte teórico do estudo considerou autores (as) que abordassem o tema da diversidade e preconceito (Crochík, 2006; Taylor, 1998) indústria cultural e cinema (Silva e Gomes, 2009; Fantin, 2006) semiótica (Fiorin, 2009) dentre outros. Os filmes infantis podem ser grandes ferramentas auxiliadoras no processo de formação da identidade infantil. Assim este trabalho objetiva identificar as relações de diversidade e preconceito vinculadas ao filme “Como Treinar o seu dragão” utilizando-o como instrumento de discussão e reflexão, bases da formação do indivíduo. A análise do filme foi realizada através da perspectiva semiótica Palavras-chave: cinema, filmes infantis, dragão, diversidade, preconceito |