Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT2.2625-1


IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda

INTERSECÇÕES ENTRE ARTE E PUBLICIDADE: A FORMA COMO EXPRESSÃO E IDEOLOGIA

Damaso Tito da Motta Neto (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Tânia Márcia Cezar Hoff (Escola Superior de Propaganda e Marketing)

Resumo

Pretende-se, neste artigo, investigar algumas relações entre propaganda e arte e como, por detrás dessas relações, esconde(m)-se determinada(s) ideologia(s). Conforme Rocha (2006), a publicidade é o discurso que melhor representa a sociedade capitalista contemporânea. Mais do que um discurso dos publicitários, é, pois, um “discurso dos consumidores”, por revelar desejos, aspirações, sonhos e linguagens do mercado a ser alcançado. Nota-se, portanto, que, para ser realizada, a publicidade exige de seus criadores a obtenção e manipulação das mais diversas manifestações linguístico-simbólicas, que são cruzadas, amalgamadas e misturadas entre si, em um verdadeiro processo de bricolagem, de acordo com Carrascoza (2008). Uma dessas manifestações é a arte, com suas próprias e complexas características expressivas e “discursivas”.


Palavras-chave:  publicidade, arte, discurso, ideologia