IJ: Intercom Júnior - Relações Públicas e Comunicação Organizacional A CULTURA AGREGANDO VALOR À IMAGEM: O CASO BNB Nayene Martins Monteles (Universidade Federal do Piauí); Wenner Tito Silva Bandeira (Universidade Federal do Piauí)
ResumoEste artigo discute o processo de visibilidade empresarial a partir dos investimentos realizados pelas Empresas no mercado cultural. O objeto de estudo escolhido foi o Banco do Nordeste do Brasil, empresa que apóia manifestações culturais nas regiões em que atua. O referencial teórico que serviu como base foram os conceitos de comunicação corporativa, comunicação integrada, imagem e marketing cultural. A metodologia adotada foi a Auditoria de Imagem na Mídia, realizada a partir do acompanhamento da visibilidade dos releases postados na sala de imprensa do Banco e que repercutiram no espaço midiático. Ao final conclui-se que apesar de realizar investimentos em cultura de forma pulverizada, o BNB necessita investir mais em um processo comunicativo integrado que possa potencializar a visibilidade de suas ações no campo da cultura. Palavras-chave: Comunicação, Marketing Cultural, Banco do Nordeste |