Intercom 2011
ResumoID:DT2-EL.2649-1


Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Epistemologia e Linguagem

CRIANÇA E CONSUMO: A PUBLICIDADE EM TELEVISÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

Patri­cia Oliveira de Freitas (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)

Resumo

O presente trabalho apresenta parte de um estudo sobre papéis de gênero transmitidos pelos filmes publicitários direcionados para crianças. Esse aspecto será investigado em diferentes etapas. O universo de análise foi constituído pela publicidade exibida por ocasião do “dia das crianças”, em 2010. O corpus da análise foi obtido a partir da gravação da programação matinal da Rede Globo e do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). No primeiro momento do estudo foram realizadas a gravação e a análise quantitativa do conjunto de comerciais. Na segunda etapa os comerciais foram classificados e investigados de forma mais ampla. Na terceira etapa estamos realizando análises de caráter qualitativo (análise de conteúdo). Como última etapa será realizado um estudo de recepção junto ao público infantil em uma escola pública.


Palavras-chave:  Publicidade, Consumo, Crianças