Intercom 2011
ResumoID:DT4-TV.2661-1


Área: DT 4 - Televisão e Vídeo

INTERLOCUÇÕES ENTRE MÍDIA E PERIFERIA

Guaciara Barbosa de Freitas (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologi)

Resumo

O artigo analisa a série Central da Periferia (2006), exibida na TV Globo, compreendida na sua dimensão produtiva televisiva e sociocultural. Dialogam as narrativas televisivas e vozes do contexto sociocomunicacional da periferia a qual se referem tais narrativas. Considera-se que parte do discurso midiático constroi sua retórica obedecendo a especificidades inscritas na lógica social do consumo e dessa forma, a mídia oferta seu próprio significado de cultura-produto de periferia. Entretanto, argumenta-se que nesse processo, os atores sociais da periferia negociam com o sistema midiático por meio de estratégias e táticas que revelam sua “arte de fazer” produtos culturais e comunicacionais, segundo um modelo diferente do que é imposto de “cima para baixo” pela mídia comercial hegemônica.


Palavras-chave:  Comunicação, Periferia, Produção/consumo cultural, Mediações