Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT4.2662-1


IJ: Intercom Júnior - Comunicação Audiovisual

A CONSTRUÇÃO DO CAMPO CINEMATOGRÁFICO: O NASCIMENTO DE UM MEIO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

João Batista Chaves da Cunha (Universidade Federal do Pará)

Resumo

O cinema, como um meio de comunicação de notória importância social, desenvolveu-se destarte já nas primeiras décadas após sua gênese, aos fins do século XIX. Este artigo tem como objetivo de estudo a análise da construção do campo cinematográfico na sociedade estadunidense, a criação de uma linguagem própria, a relação com o público, os embates com outros campos de influência na sociedade e, em especial, breves considerações sobre o processo de legitimação da indústria, hoje conglomerado industrial, de maior representatividade, em termos simbólicos, do cinema mundial: Hollywood. O estudo foi realizado através de uma abordagem relacionada às teorias da comunicação. Tal análise percorre um período que compreende o início do século XX, período de definição do papel do cinema.


Palavras-chave:  Cinema Norte-Americano, Hollywwod, Bollywood, Comunicação