Área: DT 7 – GP Mídia, Cultura e Tecnologias Digitais na América Latina IDOSOS E INTERNET: UMA ABORDAGEM SOBRE INCLUSÃO DIGITAL A PARTIR DO CONCEITO DE LITERACIA INFORMACIONAL Rodrigo Eduardo Botelho Francisco (Universidade de São Paulo); Brasilina Passarelli (Universidade de São Paulo); Antonio Helio Junqueira (Universidade de São Paulo)
ResumoEste artigo dedica-se a apresentar o conceito de literacia informacional e sua aplicação em pesquisas sobre inclusão digital no Brasil. Para demonstrar sua aplicabilidade, é apresentado um estudo de caso do Núcleo de Apoio à Pesquisa Escola do Futuro da USP. Nesse sentido são apresentados os resultados de pesquisa etnográfica virtual com idosos no Programa AcessaSP. Com isso espera-se discutir as literacias emergentes dos atores em rede a partir de uma perspectiva teórico-prática. A abordagem é relevante ao passo que o conceito de literacia tem se expandido para incorporar as novas características e potencialidades da Internet, marcada por novas lógicas e narrativas. Palavras-chave: TIC, inclusão digital, literacia informacional, internet, idosos |