Intercom 2011
ResumoID:DT8-TC.2670-1


Área: DT 8 – GP Teorias da Comunicação

O INTANGÍVEL, O ACONTECIMENTO COMUNICACIONAL NO METÁPORO E O IMATERIAL REVITALIZAM A PERGUNTA: O QUE É COMUNICAÇÃO?

Ana Paula de Moraes Teixeira (Universidade de São Paulo)

Resumo

Em lugar do canônico conceito de que comunicação é o que há de comum, ou, o que se torna comum, nossa proposta é refletir sobre o único e o singular. No atual cenário é preciso iniciar uma revisão sobre o próprio conceito do que é comunicação, haja vista que estudar o comum parece cada vez mais inconsistente mediante a hipótese de que cada ponto da audiência sente, experimenta e percebe as mensagens e a própria realidade de uma maneira muito particular e efêmera . A favor desta hipótese, nosso estudo vislumbra um lugar que acolha o intangível no acontecimento comunicacional reverberado no ser, ao tempo em que busca sua compreensão por um novo viés metodológico – o metáporo. Também é ambição desta súmula de pesquisa identificar quais são os aspectos imateriais que dão vida à engrenagem incapturável que está residida entre a percepção e o cogito.


Palavras-chave:  epistemologia da comunicação, filosofia da comunicação, acontecimento comunicacional, imateriais, metáporo