Área: DT 6 – GP Comunicação, Ciência, Meio Ambiente e Sociedade CIÊNCIA E NEODIFUSIONISMO NO JORNALISMO AMBIENTAL Dalmo Oliveira da Silva (Ministério da Agricultura)
ResumoO artigo apresenta proposta de investigação em continuidade à pesquisa realizada
durante curso de mestrado em Comunicação na UFPE, entre os anos de 2005 e 2007, que resultou em dissertação3 do autor. Analisa relises/matérias produzidas por assessorias de imprensa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)
enfocando a cultura do algodão no bioma Cerrado, analisando o discurso de divulgação científica retextualizado nesses relises. Discute fenômeno do neodifusionismo midiático, identificando paradigma para uma teoria do jornalismo neodifusionista. Aprofunda conceituação sobre o discurso-usuário nas práticas e escritas da divulgação científica, através das assessorias de imprensa dos organismos de C&T. O estudo investe numa área da Sociologia do Conhecimento – o neodifusionismo – aprofundando conceituações epistemológicas para uma Sociologia da Imprensa e da Mídia. Palavras-chave: Neodifusionismo, Discurso-usuário, Jornalismo Científico, Embrapa |