Intercom 2011
ResumoID:DT1-JI.2686-1


Área: DT 1 – GP Jornalismo Impresso

A PRODUÇÃO JORNALÍSTICA SOB UM VIÉS DIALÓGICO

Élida de Lima Ferreira (Universidade Católica de Pelotas)

Resumo

O trabalho proposto tem como objetivo central discorrer sobre a produção jornalística, considerando os pressupostos da teoria dialógica do discurso (Bakhtin, 1952-1953/2003), especialmente o princípio de dialogismo e a noção de enunciado, em interlocução com estudos sobre a mídia (Charaudeau, 2006; Rodrigues, 1994; Traquina, 2005), os quais permitem vislumbrar, mesmo que em parte, os efeitos de sentido produzidos na cena discursiva construída pelos jornais, principalmente no que se refere à pretensa “imparcialidade”, “objetividade” e “veracidade” das informações eleitas para figurar na capa dos jornais impressos.


Palavras-chave:  jornalismo impresso, análise do discurso, dialogismo, Zero Hora, MST