Área: DT 6 – GP Comunicação e Educação A EDUCOMUNICAÇÃO E A PRÁTICA SOCIOEDUCATIVA MARISTA Franki Kleberson Kucher (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Vanderlei Siqueira dos Santos (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)
ResumoO presente artigo apresenta o estudo realizado em um processo de pesquisa com gestores, educadores e educandos de oito Centros Sociais Maristas. O estudo teve como objetivo apropriar-se das práticas educomunicativas em desenvolvimento, aprofundando a inter-relação entre a comunicação e a educação, tendo em vista a formação do Educomunicador. O estudo permitiu questionar a superação de práticas pedagógicas tecnicistas e concepções reducionistas quanto à abrangência dos saberes relacionados. Conclui-se, por meio da reflexão e do debate coletivo, que há a necessidade de ampliar o entendimento das próprias áreas que a compõem: comunicação e educação, desafiando o educomunicador a uma mudança paradigmática de sua prática, possibilitando a visualização de outras modalidades de conhecimento que reforcem o potencial pedagógico e emancipatório dos meios. Palavras-chave: Educomunicação, Apoio socioeducativo, Protagonismo juvenil, Formação do educador |