Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTOS ÉTICO-ESTÉTICOS: DOIS OLHARES E UMA ESCUTA Rosamaria Luiza de Melo Rocha (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Maria Conceição Golobovante (Pontifícia Univesidade Católica de São Paulo e Centro Universitário Belas Artes-SP); Simone Luci Pereira (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e MUSIMID)
ResumoEngajamentos ético-estéticos é um tema que mobiliza este triálogo, apresentado textualmente por meio de dois olhares e uma escuta. Um olhar aborda as perspectivas de engajamentos cotidianos, ações bio-estéticas que acionam imagens articuladas ao que a autora chamará de politicidades. O outro olhar foca na potência transformadora da comunicação persuasiva relacionado-a ao conceito de publizität, quando esta é apropriada por representantes da sociedade civil que publicizam uma contra informação àquelas difundidas pelas forças hegemônicas. A escuta aborda os ouvintes do bolero: imigrantes caribenhos que vivem no Brasil, refletindo sobre as condições e dilemas éticos que a escuta da alteridade impõe e atentando para as diferentes escutas musicais e do mundo (do pesquisador/dos ouvintes) que entram em diálogo e também em disputa simbólica. Palavras-chave: Ética, Estética, Comunicação, Politicidade, Escuta |