Intercom 2011
ResumoID:DT6-PE.2704-1


Área: DT 6 – GP Produção Editorial

DESIGN GRÁFICO IMPRESSO NA ERA DIGITAL: UMA ABORDAGEM DAS CAPAS DO JORNAL FOLHA DE S. PAULO E FOLHA.COM

Marta Aparecida Pereira da Rocha Costa (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas G)

Resumo

Este artigo apresenta uma breve abordagem acerca da mútua influência entre mídias, mais especificamente, entre o meio impresso e o on-line. Buscou-se identificar se o design gráfico do jornal impresso tem se moldado pelas características do jornal on-line. Para estudar essas interferências foram selecionadas capas de jornais, que representam a história da Folha de S. Paulo, e um frame da primeira página da Folha.com. O resultado dessa análise apontou elementos que comprovam a semelhança entre os objetos midiáticos estudados. Ainda que o jornal on-line se espelhe nos moldes do impresso e esse último não tenha os atributos para exercer as funções possíveis na mídia on-line, ele também se mostra apto a desenvolver novas formas de apresentar a informação, ainda que sob influência do on-line.


Palavras-chave:  Capa de jornal, Influência da Internet, Webjornalismo, Design gráfico