Área: DT 6 – GP Produção Editorial DESIGN GRÁFICO IMPRESSO NA ERA DIGITAL:
UMA ABORDAGEM DAS CAPAS DO JORNAL FOLHA DE S. PAULO E FOLHA.COM
Marta Aparecida Pereira da Rocha Costa (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas G)
ResumoEste artigo apresenta uma breve abordagem acerca da mútua influência entre mídias, mais especificamente, entre o meio impresso e o on-line. Buscou-se identificar se o design gráfico do jornal impresso tem se moldado pelas características do jornal on-line. Para estudar essas interferências foram selecionadas capas de jornais, que representam a história da Folha de S. Paulo, e um frame da primeira página da Folha.com. O resultado dessa análise apontou elementos que comprovam a semelhança entre os objetos midiáticos estudados. Ainda que o jornal on-line se espelhe nos moldes do impresso e esse último não tenha os atributos para exercer as funções possíveis na mídia on-line, ele também se mostra apto a desenvolver novas formas de apresentar a informação, ainda que sob influência do on-line. Palavras-chave: Capa de jornal, Influência da Internet, Webjornalismo, Design gráfico |