IJ: Intercom Júnior - Comunicação Multimídia O FUTEBOL NAS REDES SOCIAIS: O FANTASY GAME “CARTOLA FC SPORTV" Mariana da Silva Penha (Universidade Veiga de Almeida); Heloiza Beatriz Cruz dos Reis (Universidade Veiga de Almeida)
ResumoProduto do trabalho de conclusão de curso defendido em dezembro de 2010, este artigo propõe uma reflexão sobre a utilização dos games como ferramenta de sociabilidade nas redes sociais. A escolha do fantasy game Cartola FC SporTV se deu pelo fato deste ser um dos jogos interativos em maior expansão no Brasil, simulando no ciberespaço o esporte mais praticado em nosso país – o futebol. Além de analisar as formas de relacionamento entre os “cartoleiros”, faremos uma explanação sobre a dicotomia entre os games e o campo da Comunicação Social. Abordaremos conceitos embrionários como o Newsgames, uma ferramenta dinâmica para apreensão de conteúdos informativos que pertence a uma categoria chamada Jornalismo de Infotenimento. Com isso, chegaremos ao Jornalismo de Games, segmento noticioso desenvolvido para atender ao público que anseia por informações sobre os mais variados jogos. Palavras-chave: Futebol, Redes Sociais, Cartola Fc SporTV, Games, Jornalismo de Games |