Intercom 2011
ResumoID:DT6-PE.2714-1


Área: DT 6 – GP Produção Editorial

A APREENSÃO DO ACONTECIMENTO NAS CAPAS DE NEWSMAGAZINES

Paulo Bernardo Ferreira Vaz (Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo

A cada semana, Veja, IstoÉ, Carta Capital e Época dispõem elementos verbais e visuais em suas capas, a partir dos quais os leitores – habituais e inabituais – vão poder construir sentidos para os temas colocados em revista. Em uma tentativa de apontar caminhos para compreender como se dá essa construção, a proposta deste trabalho é pensar as capas de newsmagazines, ilustrações inclusive, como um texto e pensar no texto como uma forma de apreensão do acontecimento. Dentre os temas destacados nas capas das quatro revistas, recortamos um acontecimento específico – o das eleições presidenciais brasileiras de 2010 – dada a importância fundamental dos acontecimentos para a mídia em geral, e para as newsmagazines, em especial.


Palavras-chave:  Capas de newsmagazines, Texto, Acontecimento